terça-feira, 24 de março de 2009

Livre-Arbítrio


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1grSZZKosofOFXjWzTK0PttjBtN_uQvJq-Kf9S6p56muaGG53HUyWO7AdKwLIcJuEBRc2fkhv8v0pf2eBv1PQwaEIvGqbRGlLTaaXobMp3LLhKYBBqDV8y723MTEFRoaC5m2x5CMxrKM/s1600-h/livrooooooooooooooooooooo.png (imagem)

O LIVRE ARBÍTRIO

PERGUNTA 845 - As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer não são um obstáculo ao exercício do livre arbítrio?

- As predisposições instintivas são as do espírito antes da sua encarnação.

- COMENTÁRIOS DE LUIZ SÉRGIO:
Sabemos que o espírito reencarna com o seu patrimônio do passado, com suas inclinações, tendências e deficiências. Se há predisposição para o mal, isso significa que há todo um trabalho regenerador para se fazer, porque a finalidade das vidas sucessivas é o aprimoramento espiritual do ser.

Essa é a função da educação: auxiliar o expurgo das más tendências e a aquisição de bons hábitos comportamentais. Enquanto a educação não se completa o indivíduo sente o peso de certas tendências e inclinações, que deverão ser contrabalançadas pelo esforço pessoal em superar o círculo vicioso do mal.

Afirmaram os Espíritos Superiores que não há arrebatamento irresistível, pois, se assim fosse, seriam anulados todos os esforços humanos para superar a fieira do mal.

( LUIZ SÉRGIO/EM BUSCA DA LUZ)

Nenhum comentário: