sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Bezerra de Menezes


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTPXHH93OnxAyT9iloMJ3emKkSf3DOp17Q1RI41gEYybeMjdnq-ADCXvXCah9ntHnNgMF0njrwqhbvP4p3nsTo-8DVuLExJp3yMVxT-GcJQcmTXMEMVqIeaK3amjhnnz2wcM8r29iyKG0/s1600-h/foto+bezerra+de+menezes.jpg (imagem)

Dr. BEZERRA DE MENEZES : MÉDICO DOS POBRES


Adolfo Bezerra de Menezes,nasceu em Riacho do Sangue (CE) em 29 de agosto de 1831 e desencarnou no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1900.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1851 com o objetivo de se formar em medicina, cumprindo seu sonho em 1856. Casa-se em 1858 com D.Maria Cândida de Lacerda.
Foi médico militar, isto é, cirurgião tenente do exército brasileiro em 1858, trabalhando também atendendo aos pobres nas horas vagas, sem cobrar nada.
Foi eleito vereador, mas para exercer esse cargo teve que pedir exoneração do corpo de saúde, não era permitido um militar exercer a carreira política.
Em 1863 fica viúvo e com dois filhos pequenos. Um ano depois casa-se com a irmã materna de sua esposa e tem sete filhos.
Nessa época em 1869 falecia em Paris o codificador do espiritismo Allan Kardec.
Mais tarde foi eleito deputado provincial pelo Rio de Janeiro em 1866 pelo partido liberal, também foi presidente da câmara e do poder executivo municipal. Foi sócio fundador da Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos (1870). Dirigiu a Companhia Arquitetônica de Vila Isabel e Presidente da Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão.
Dr. Bezerra recebeu de um amigo chamado Dr. Joaquim Carlos Travassos um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, sendo a primeira tradução para a língua portuguesa, sentiu-se fascinado e sentia que nada do que estava escrito era novidade para ele. A partir daí, leu outros livros, traduziu “0bras Póstumas” de Allan Kardec.
Em 1886 declarou-se publicamente ser espírita aos 55 anos de idade, no salão de conferências da Guarda Velha, Rio.E em 1888 morre dois de seus filhos, e é consolado pela doutrina espírita, e pelos trabalhos em benefício dos mais pobres, exercendo também a homeopatia.
Foi Presidente da Federação Espírita Brasileira, fundou o Grupo Espírita Regeneração, e escreveu para o jornal “O País” e o “Reformador” com o pseudônimo de “Max”.Fundou a primeira livraria espírita do país.
Devido a grandes dificuldades financeiras, sofreu de um acidente vascular cerebral e desencarnou em 11 de abril de 1900.
Foi e é considerado um modelo para os espíritas, caridoso, perseverante, amoroso e dedicado aos seus ideais . Considerado hoje o Kardec Brasileiro devido a sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita no país.
Depois de desencarnado ainda continua socorrendo os doentes que chamam por seu nome e amparando aos médicos que dedicam suas vidas por amor a profissão, não tendo dia nem hora para curar um irmão.

por: Miriam Rosenberger


Bibliografia:

Bezerra de Menezes, O médico dos pobres
Francisco Acquarone
Editora aliança

Nenhum comentário: